Notícias
22/07/2025
O ex-lateral-direito, Rafinha, anunciou a aposentadoria do futebol nesta segunda-feira (21). O brasileiro de 39 anos não atuava desde março deste ano, quando rescindiu contrato com o Coritiba. O ex-jogador fez o anúncio em participação no ‘Sportv’.
“Agradecer a Deus, que me proporcionou uma viagem maravilhosa na minha carreira. Não esperava chegar aonde cheguei. Sou realizado na minha profissão. Hoje está chegando ao fim, não jogo mais profissionalmente”, declarou Rafinha.
O ex-jogador iniciou sua trajetória no Coritiba e acumulou passagens por clubes do futebol europeu, como Olympiacos (Grécia), Genoa (Itália), além dos alemães Schalke 04 e Bayern de Munique. Em 2019, retornou ao Brasil para defender o Flamengo, onde foi peça importante nas conquistas da Libertadores, dois títulos do Brasileirão (2019 e 2020), além do Campeonato Carioca, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil, todos em 2020.
No ano seguinte, disputou 22 partidas pelo Olympiacos antes de voltar ao país para atuar pelo Grêmio, onde conquistou o Campeonato Gaúcho de 2021. Em seguida, acertou com o São Paulo, clube que defendeu por três temporadas e com o qual venceu a Copa do Brasil de 2023 e a Supercopa do Brasil de 2024.
Em dezembro de 2024, o atleta firmou contrato com o Coritiba, mas a passagem foi curta. Atuou em apenas 10 jogos ao longo de três meses, até a rescisão do vínculo com o clube paranaense.







