Notícias

Bombeiros de Manaus controlam incêndio que durou mais 24 horas em fábrica de veículos

07/08/2025

Chamas não atingiram a floresta, conforme explicado pelo subcomandante da operação do CBMAM




Nesta quarta-feira (6), os 200 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) controlaram o incêndio que iniciou dentro da fábrica de veículos Effa Motors, no Distrito Industrial 2, na Zona Leste de Manaus, Amazonas. Em coletiva de imprensa, o subcomandante da operação do CBMAM, Helliton de Souza, detalhou a força-tarefa montada pelos militares.


“O fogo está controlado. O fogo está confinado. As chamas não estão extintas, como é possível observar, mas não há risco de propagação. Em nenhum momento ocorreu propagação dessas chamas para a área de floresta. Trata-se de um material de altíssima inflamabilidade, tóxico, que, por mais que tragamos todos os materiais que existem no mundo de combate a incêndio, ainda assim haverá esse tempo que está ocorrendo, que nós estamos enfrentando para extinguir as chamas”, afirmou o subcomandante da operação do CBMAM.


O fogo iniciou na última terça-feira (5), por volta do meio-dia. Cerca de 200 bombeiros e 26 viaturas do CBMAM atuam, há mais de 24 horas, na ocorrência. O Corpo de Bombeiros recebe apoio da Polícia Militar, que atua com policiais militares na segurança e no isolamento do local. A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) montou uma base para auxiliar na alimentação dos servidores que atuam no trabalho.


A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) está reforçando a distribuição de copos de água aos servidores que atuam na ocorrência. A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) e de Desenvolvimento Sustentável (ADS) também atuam no apoio às equipes.


O governador Wilson Lima determinou que todos os esforços fossem empregados no trabalho e para garantir a segurança e apoio às equipes que atuam no combate às chamas. “Conforme a determinação do governador Wilson Lima, diversas secretarias estão aqui envolvidas no apoio a essa questão do incêndio. Nós temos aqui profissionais para fazer todo o atendimento que for necessário na área psicossocial, mas também na questão da alimentação e hidratação. O tempo que for necessário, todas as equipes estarão empregadas até a finalização de todo esse sinistro”, declarou a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa.


A Effa Motors não quis se pronunciar em detalhes. “Neste momento, entendemos que qualquer manifestação seria prematura, já que os fatos ainda serão apurados pelas autoridades competentes”, disseram em nota para o g1. Os familiares de uma colaboradora grávida de dois meses da fábrica vizinha afirmaram que ela foi vítima do incêndio e está internada com queimaduras graves.


Segundo Neiriane Nascimento, a tia de Letícia Gomes, de 21 anos, a sobrinha sofreu queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus (informação também confirmada pelo governo do estado) nos braços, pernas, tórax e rosto. Ela foi socorrida no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio e transferida para o Hospital 28 de Agosto onde segue em observação, com fortes dores, mas consciente e medicada. Os médicos informaram que o bebê está bem, conforme o site 18 horas.



VEJA MAIS NOTÍCIAS