Notícias

Sem identificação, avião da CIA pousa no Brasil; FAB não foi informada sobre a missão

20/08/2025

O Boeing 757 é utilizado para transporte de autoridades dos EUA e missões especiais




Um Boeing 757 utilizado pelo governo dos Estados Unidos chegou ao Brasil nesta terça-feira (19). A aeronave, utilizada pela CIA, a Agência Central de Inteligência dos EUA, aterrissou inicialmente em Porto Alegre (RS) antes de chegar à cidade de São Paulo em uma missão ainda não oficializada pela Força Aérea Brasileira (FAB).


O C-32B, identificação militar do modelo modificado para as autoridades norte-americanas, é operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Americana. Conhecida como “Gatekeeper” (Porteiro), a aeronave é utilizada para transportar governantes, militares de elite e agentes de inteligência.


O avião é equipado com sistemas avançados de comunicação, sensores e capacidade de reabastecimento em voo. Os atributos garantem mobilidade e autonomia para operações dos EUA em todo o planeta. Além disso, o Boeing não possui nenhum tipo de identificação na lataria completamente branca, ao contrário de aeronaves vistas em aeroportos brasileiros.


Os norte-americanos costumam mobilizar a aeronave em missões relevantes, como a explosão no porto de Beirute em 2020 e os Jogos Olímpicos. A chegada ao Brasil, entretanto, ainda não foi oficializada. Até o momento, a Força Aérea Brasileira, a Anac e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil não se pronunciaram sobre a passagem do avião no país.


A missão atual começou em 18 de agosto, saindo de Nova Jersey, com escalas em Tampa (Flórida) e San Juan (Porto Rico), antes de chegar ao Rio Grande do Sul. O C-32B aterrissou na capital gaúcha às 17h13 e decolou às 19h52 rumo a São Paulo, segundo o site FlightRadar, que acompanha a movimentação de aviões pelo mundo.



VEJA MAIS NOTÍCIAS