Notícias

Caso Regina Lemos: Ex-motorista de socialite é preso no Rio após passar meses foragido

30/08/2025

José Marcos Chaves Ribeiro é acusado de cometer crimes contra a herdeira da COPAG e de promover a dilapidação do patrimônio da família ao longo dos últimos anos




A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta sexta-feira (29) José Marcos Chaves Ribeiro, ex-motorista da socialite Regina Lemos Gonçalves. Ele estava foragido desde novembro de 2023, quando foi deflagrada a Operação Dama de Ouros, e acabou localizado em São Conrado, em um dos imóveis ligados à própria Regina, após ação conjunta da 12ª DP (Copacabana) e do 23º BPM (Leblon).


A residência pertenceu à irmã já falecida da socialite. José Marcos foi descoberto por João Chamarelli, amigo e representante da família de Regina, que estranhou movimentações no local e acionou a polícia.


O ex-motorista responde a processo por tentativa de feminicídio, sequestro e cárcere privado, violência psicológica e furto qualificado contra Regina, viúva do empresário Nestor Gonçalves, fundador da Copag.


Em nota, a defesa dele declarou que José Marcos é inocente e reforçou que há “inúmeros fatos ainda não conhecidos pela sociedade, mas que já estão sendo submetidos às autoridades competentes e serão devidamente esclarecidos no âmbito do processo”.


O caso veio a público em abril de 2024, em reportagem exibida pelo Fantástico. Familiares de Regina acusam o ex-motorista de ter mantido a socialite em isolamento por cerca de 10 anos, dentro de seu apartamento no Edifício Chopin, vizinho ao Copacabana Palace, impedindo contato com amigos e parentes.


José Marcos, por sua vez, alegava ter sido casado com Regina, algo negado por ela. Em 2021, foi registrada uma escritura de união estável, quando ele tinha 50 anos e ela, 85. O documento foi acompanhado de dois laudos psiquiátricos que atestavam a plena capacidade mental de Regina.



VEJA MAIS NOTÍCIAS