Notícias

Guerra dos jeans: como a polarização nos EUA colocou Sydney Sweeney contra Katseye

31/08/2025

American Eagle e GAP protagonizaram discussões na web




Duas propagandas de calça jeans dividiram os EUA e estão pautando discussões políticas em todo o mundo. Da American Eagle, com Sydney Sweeney, e outra da GAP, com o grupo Katseye. Entenda como começou toda a polêmica e o que cada comercial tem representado na nova polarização.


Tudo começou com a ação envolvendo a atriz australiana. Além de decotes provocantes, a campanha chamou a atenção por conta do slogan: “Sidney Sweeney Has Great Jeans” – Sidney Sweeney tem ótimos jeans, em inglês. Apesar de parecer inofensivo, muitos críticos chamaram a atenção para o significado oculto da frase de efeito.


O slogan ganhou um significado extra para supremacistas brancos. Jeans possui sonoridade parecida com a palavra “genes”, e o fato de uma marca associar os grande genes a uma mulher loira, de olhos claros e com o corpo atraente dividiu as opiniões.


Muitos apoiadores do presidente americano Donald Trump saíram em defesa da American Eagle, por reafirmar a “identidade nacional” e por ter afrontando a chamada “cultura woke” – um dos principais motes do republicano durante a última eleição.


Ainda enquanto a propaganda da American Eagle estava na boca do povo e no centro dos debates, a GAP entrou na cena e propôs um contraponto.


Ao som do hino dos anos 2000 “Milkshake”, de Kelis, a famosa marca de roupa lançou uma campanha de jeans com o grupo Katseye como estrela. A girl band, para quem não conhece, tem ganhado cada vez mais espaço ao propor o método do Kpop com um grupo multiétnico.


Dentre as 6 integrantes, são três americanas, uma suíça, uma sul-coreana e uma filipina. Mesmo as estadunidenses possuem origens miscigenadas, com uma latina, uma indiana e uma chinesa. Essa variedade dentro do Katseye fez com que elas ganhassem o mundo rapidamente, além de hits como “Gabriela” e “Gnarly”.


E a GAP, com intenção ou não, rebateu a campanha da American Eagle. Com um grupo de meninas jovens e coloridas fazendo um contraponto à propaganda considerada eugenista com Sydney Sweeney.


Outro fator determinante na viralização da inciativa com o Katseye foi a escolha da música. Em “Milkshake”, Kelis canta: “Meu milkshake faz todos os caras correrem atrás de mim / E eles dizem: ‘É melhor que o seu”. Internautas ligaram a canção ao slogan da concorrente.


Apesar da propaganda da GAP não ter sido uma resposta oficial para a American Eagle, a moda virou o grande destaque na discussão política e na web nesta semana, e representa mais uma faceta da polarização que atinge o Brasil e os EUA.




VEJA MAIS NOTÍCIAS