Notícias
31/08/2025
A Champions League 2025/26 terá os gigantes de sempre, Real Madrid, Bayern, Manchester City, Barcelona, Milan, PSG. Mas, entre os 36 participantes confirmados após o fim da fase preliminar, seis nomes fogem do eixo tradicional e dão um tempero diferente ao torneio.
Esses clubes representam ligas emergentes, carregam histórias singulares e chegam à fase de liga para desafiar os grandes.
Kairat (Cazaquistão)
O Kairat conquistou pela primeira vez sua classificação histórica à fase de liga ao eliminar o Celtic na fase play-off. Após um empate sem gols nos dois jogos, o Kairat venceu nos pênaltis graças a atuações decisivas de seu goleiro. É a segunda equipe do Cazaquistão a jogar a Champions após o Astana. Os confrontos deverão gerar um “choque cultural”, uma vez que a região onde o clube está localizado já é considerado parte do continente asiático, próximo à fronteira com a China.
Pafos (Chipre)
O Pafos, time do brasileiro David Luiz, teve um caminho surpreendente: na segunda rodada qualificatória, eliminou o Maccabi Tel Aviv, depois derrotou o Dynamo Kyiv por 3 a 0 no agregado e confirmou sua vaga ao vencer o Estrela Vermelha no play-off. É a primeira vez que a equipe cipriota, fundada em 2014, joga a UEFA Champions League.
Qarabag (Azerbaijão)
O Qarabag avançou triunfante ao eliminar o Ferencváros da Hungria, mesmo após perder por 3 a 2 em casa, a vitória por 3 a 1 na ida garantiu o classificado nos detalhes do placar agregado. A equipe chegou à participar de algumas vezes da fase de grupos da UEFA Champions League, mas volta à competição após anos distante.
Union Saint-Gilloise (Bélgica)
O Union SG foi campeão do campeonato Belga, a Jupiler Pro League e selou vaga para Liga dos Campeões, direto na fase de liga. Tradicional clube de Bruxelas, retornou recentemente à elite e impressiona com a campanha consistente. Chegou a fazer boas campanhas na Liga Europa, mas retorna à Champions após anos distante.
Bodø/Glimt (Noruega)
O clube norueguês abriu caminho com uma impressionante vitória de 5 a 0 sobre o Sturm Graz no primeiro jogo do play-off. A conquista deixou o time na fase de liga, selando sua classificação histórica. A equipe já vinha “incomodando” gigantes nos últimos anos na Liga Europa, mas chega à Champions após anos fora.
Copenhague (Dinamarca)
O gigante dinamarquês consolidou sua vaga ao superar o Basel com triunfo por 3 a 1 no agregado, depois de um empate por 1 a 1 no primeiro duelo. Este já é figurinha carimbada na competição, mas não costuma ser um rival dos mais complicados para os gigantes europeus.
Esses seis nomes se unem à elite europeia na busca por espaço e por campanhas que podem entrar para a história. A final da Champions League, acontece em 30 de maio de 2026, na Puskás Arena, em Budapeste.







