Notícias

William Bonner se despede do “Jornal Nacional” e passa o bastão para César Tralli

01/11/2025

Âncora encerra trajetória de 29 anos à frente do telejornal e assume nova fase no “Globo Repórter”




Após quase três décadas à frente do Jornal Nacional, William Bonner encerrou sua participação com um discurso de gratidão nesta sexta-feira (31/10). César Tralli entrou ao vivo no estúdio e foi recebido com carinho pela equipe para sua nova jornada na bancada. “Chegou o dia! Dois meses atrás avisei que estava saindo aqui do JN. Estou concluindo esse ciclo […] Hoje é o dia em que vamos receber o seu novo parceiro, momento que vamos buscá-lo”, disse Bonner à Renata Vasconcellos, sua colega de anos de bancada. Emocionados, os jornalistas conversaram no encerramento de um dos maiores boletins jornalísticos da televisão brasileira.

Bonner iniciou sua fala relembrando o anúncio feito 2 meses antes, quando comunicou sua saída. Ele explicou que a decisão veio do desejo de buscar um novo ritmo de vida e a oportunidade de continuar no jornalismo em outro formato: “Durante a pandemia, falei da falta de tempo pra fazer além das coisas que eu precisava fazer, coisas que eu queria fazer. A gente encontrou aqui na Globo de eu continuar no jornalismo que é a profissão que adoro e amo, mas eu podia mudar de atividade. […] No Globo Repórter terei um programa semanal, e não diário”, explicou.

Ao longo da despedida, já com Tralli na mesa, Bonner resgatou memórias da sua primeira participação no “Jornal Nacional” ao lado de Cid Moreira e Sérgio Chapelin. “Quando sentei aqui pela primeira vez, perguntei ao Cid: ‘Eu sentado aqui, o Cid Moreira tava fazendo aquele aquecimento de voz que fazia, e quando vi a tranquilidade dele, falei: ‘Cid, me diz uma coisa, em que momento você deixou de ficar nervoso?’. Ele olhou pra mim: ‘Nunca. Eu tô nervoso, menos do que você’. Eu digo isso porque passados 29 anos de bancada tô muito nervoso!”, brincou o apresentador, arrancando sorrisos de Renata, Tralli e da equipe no estúdio.

A jornalista Renata Vasconcellos, que dividiu a bancada com Bonner por 11 anos, também fez questão de prestar uma homenagem ao colega. “Gostaria de agradecer publicamente nessa oportunidade esses 11 anos por ter divido essa bancada com você, William Bonner. Passamos por muita coisa! Agradeço e com você aprendi o melhor da técnica”, disse. Em seguida, Bonner completou: “Temos que estar vacinados contra qualquer tipo de paixão de natureza ideológica, para que lado for, mesmo em um ambiente de altíssima polarização, não podemos nos contaminar e perder o foco dos fatos e da verdade. E por fim, nunca mais, na sua vida, você passará despercebido onde quer que esteja. Bem-vindo ao JN. Eu não vou chorar pois sou uma pessoa extremamente fria”, disse o apresentador.

No momento em que o novo âncora César Tralli entrou no estúdio, foi recebido com aplausos da redação. Surpreso com a quantidade de colegas presentes, ele comentou: “Nunca vi essa redação tão cheia. Tô encontrando colegas de todas as áreas do jornalismo. Mas tô sereno, tô tranquilo, porque você mesmo disse, passamos um dia tão agradável! A Renata me trouxe um presente, falamos sobre a vida, sobre expectativas… Então, posso dizer que estou num estado de serenidade e plenitude. Estou muito feliz de estar aqui com vocês!”.

Tralli também demonstrou respeito pela responsabilidade de assumir o comando do JN: “Minha expectativa é de poder dar o meu melhor, me entregar de corpo e alma, participar ativamente, dividir, compartilhar com a Renata, aprender com você e com essa equipe. Tenho consciência de toda a responsabilidade que o JN representa neste momento da minha vida e tenho convicção de que vou me dedicar ao máximo; Tô muito feliz e recebo com muita humildade”, completou.

Entre sorrisos e lembranças, Bonner destacou uma coincidência curiosa: “É inacreditável, mas hoje descobrimos uma coincidência. Em 31 de outubro de 2014, Renata Vasconcellos recebeu o bastão de sua antecessora, Patrícia Poeta”, disse, com Renata reforçando o simbolismo da data.

Enquanto o país se despedia de um dos rostos mais conhecidos da televisão brasileira, Bonner inicia uma nova jornada. A partir de fevereiro de 2026 no “Globo Repórter”, dividirá a apresentação com Sandra Annenberg, retomando uma parceria que já marcou época no telejornalismo da emissora.


VEJA MAIS NOTÍCIAS