Notícias
19/11/2025
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu anular três questões do Enem 2025 nesta terça-feira (18/11) após receber relatos de que perguntas semelhantes às da prova teriam circulado antes do exame. O órgão informou que a Polícia Federal foi acionada para investigar quem divulgou o conteúdo e se houve quebra de sigilo ou má-fé.
Mais cedo, uma live no YouTube, que foi transmitida cinco dias antes do segundo dia de prova, viralizou pois estava mostrando questões muito parecidas com as do Enem 2025. A web identificou pelo menos cinco itens quase idênticos.
De acordo com o Inep, foram encontradas “similaridades pontuais” entre o material divulgado nas redes e as perguntas da avaliação, embora nenhuma tenha sido exibida exatamente como apareceu no exame. O instituto não informou quais serão as três questões anuladas.
Os rumores sobre o suposto vazamento começaram a se espalhar na noite de segunda-feira (17/11), um dia após a aplicação das provas de matemática e ciências da natureza.
Edcley Teixeira, o autor da live, afirma que apenas “adivinhou” os itens com base em técnicas dentro da legalidade, alegando que seu objetivo era “democratizar a educação”. Apostilas de seu curso, obtidas pelo g1, também continham uma sexta questão semelhante, sobre tijolos.
Segundo ele, uma das estratégias usadas foi memorizar perguntas do Prêmio CAPES Talento Universitário, que seriam aproveitadas como “pré-teste” para futuras edições do Enem. O Inep, porém, não confirma qualquer vínculo entre as duas avaliações.







