Notícias
08/12/2025
A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro começou com o campeão já definido, mas ainda prometia emoção na parte de baixo da tabela. E a tarde de futebol fez jus à expectativa, com emoções divididas principalmente entre Sul e Nordeste do país. Enquanto Internacional e Vitória venceram e escaparam do rebaixamento, Ceará e Fortaleza perderam seus jogos vão juntos à Série B de 2026.
Antes do apito inicial, a tabela tinha Ceará (15ª posição com 43 pontos), Fortaleza (16ª posição com 43 pontos), Vitória (17ª posição com 42 pontos) e Internacional (18ª posição com 41 pontos) como principais candidatos à queda, com os dois últimos citados já dentro do Z4. Além dos quatro, Juventude e Sport tiveram o rebaixamento já confirmado com rodadas de antecedência.
Enquanto os times do estado cearense só dependiam de si para a permanência, Vitória e Inter precisavam vencer e ainda ficar de olho em outros resultados. A missão ficou ainda mais difícil quando o Fortaleza abriu o placar no confronto contra o Botafogo, no Nilton Santos, e o Ceará também fez 1 a 0 contra o Palmeiras, no Castelão.
O Leão do Pici levou a virada e acabou derrotado por 4 a 2 pela equipe carioca, que terminou o Brasileirão em 7º. Já o Vozão acabou derrotado pelo time misto do vice-campeão, que venceu por 3 a 1. Com as derrotas, Fortaleza e Ceará estacionaram no 43 pontos e foram ultrapassados pelos adversários, que vinham logo atrás.
Isso porque, no Beira- Rio, o Internacional venceu o Red Bull Bragantino por 3 a 1 em um 2ºt animado, com todos os quatro gols do duelo, e ficou em 16º com 44 pontos. Já o Vitória venceu o São Paulo, no Barradão, por 1 a 0, e foi a 45 pontos, na 15ª posição. Êxtase total no Beira-Rio e no Barradão com as permanências.
- 15º – Vitória – 45 pontos
- 16º – Internacional – 44 pontos
- 17º – Ceará – 43 pontos
- 18º – Fortaleza – 43 pontos
- 19º – Juventude – 35 pontos
- 20º – Sport – 17 pontos
Por outro lado, o estado do Ceará viu seus dois representes voltarem à segunda divisão. Apesar de campanhas distintas — o Ceará desmoronando no segundo turno após um início promissor e o Fortaleza ensaiando uma recuperação após passar boa parte da competição no Z4, o destino dos rivais foi o mesmo: a Série B. Agora, o Clássico-Rei será disputado fora da elite nacional.







