Notícias

Fadinha no topo e Yago Dora no auge: no skate e no surfe, o Brasil brilhou mais uma vez em 2025

16/12/2025

Rayssa Leal se sagrou tetracampeão da SLS, enquanto Yago Dora manteve o Brasil no topo com título mundial da WSL




O ano de 2025 estão acabando e com isso é chegada a hora de relembrar as principais histórias do esporte brasileiro na temporada. Em meio ao ciclo de preparações para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, o Brasil segue sendo destaque no surfe e no skate, em especial com os campeões mundiais da temporada: Yago Dora e Rayssa Leal.


Yago Dora desbancou gigantes e manteve a hegemonia brasileira mesmo em ano sem Gabriel Medina


A temporada de 2025 começou ruim para o Brasil após Gabriel Medina, que já havia ficado afastado do circuito na temporada de 2024 para tratar de problemas psicológicos, ser cortado da temporada após uma lesão muscular séria. Ainda assim, o Brasil mantinha o protagonismo nas águas com o bicampeão mundial Filipe Toledo (2022 e 2023) e o campeão mundial (2019) e olímpico (Tóquio 2020), Italo Ferreira.


Yago Dora, de carreira até então discreta com apenas uma vitória no circuito mundial até então (Saquarema, Rio de Janeiro, em 2023), vinha correndo por fora. No entanto, foi neste ano que ele brilhou. Dora superou rivais e conseguiu vitórias nas etapas de Peniche (Portugual) e Trestles (Califórnia, EUA). Além disso, com desempenho sólido, conseguiu se classificar como líder do ranking mundial para as finais da WSL, que seriam disputadas em Cloudbreak, no Fiji.


Na grande decisão, deu um show contra o norte-americano Griffin Colapinto e pintou o mundo de surfe de verde e amarelo pela oitava vez nos últimos 11 anos.



VEJA MAIS NOTÍCIAS