Notícias
29/12/2025
A onda de calor extremo demorou, mas chegou com tudo e atinge mais de oito estados brasileiros. As altas temperaturas tiveram início no dia 23 de dezembro e devem seguir, pelo menos, até segunda-feira (29/12). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta vermelho de grande perigo segue em vigor para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
O aviso inclui mais de 1.280 municípios dos nove estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Segundo o órgão, a onda de calor é caracterizada por temperaturas até 5 graus acima da média, representando risco de saúde após dias consecutivos de calor extremo.
Neste domingo, os estados que já estão em alerta terão o calor intensificado com máximas previstas de até 41ºC no Rio de Janeiro (RJ), 38ºC em São Paulo (SP), 36ºC em Mato Grosso do Sul (MS) e 35ºC em Minas Gerais (MG).
Mas o que está causando a onda de calor?
De acordo com o Inmet, as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste estão sofrendo com um bloqueio atmosférico. O fenômeno é provocado pela atuação de um vórtice ciclônico de altos níveis, que impede a chegada de frentes frias e mantém o ar quente e seco estacionado sobre o território. Com isso, as máximas se elevam de forma persistente, sobretudo em áreas urbanas.
Como se proteger do calor?
- Fazer refeições leves
- Usar roupas leves
- Usar chapéus e óculos escuros
- Aumentar a ingestão de água ou sucos de frutas naturais
- Evitar a exposição direta ao sol, em especial, das 10h às 16h
- Reduza o tempo de atividade física em ambientes diretamente expostos ao sol
- Não deixar crianças, pessoas idosas ou animais de estimação sem vigilância em veículos estacionados







