Notícias

Histórico! Wagner Moura é indicado ao Oscar de Melhor Ator por “O Agente Secreto”

23/01/2026

Após conquistar Cannes e o Globo de Ouro, ator baiano quebra barreira histórica e coloca o país novamente na elite do cinema mundial com thriller de Kleber Mendonça Filho




O anúncio dos indicados ao Oscar 2026 na manhã desta quinta-feira (22/1) provou que o cinema brasileiro vive, sem dúvida, sua era de ouro. Assim como a crítica internacional já previa, Wagner Moura está na disputa pela estatueta de Melhor Ator ao lado de grandes nomes como Leonardo DiCaprio e Michael B. Jordan.

A indicação vem por seu trabalho visceral em “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, consolidando o ator como um dos nomes mais potentes da indústria global. No longa, que se passa no Recife de 1977, o astro vive Marcelo, um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso em São Paulo para tentar recomeçar no Nordeste durante o Carnaval.

O que deveria ser um refúgio acaba virando uma espiral de paranoia e vigilância em meio à ditadura militar. A performance, descrita pela Variety como “um estudo de tensão e sutileza”, já havia rendido a Wagner Moura o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes em maio de 2025 e, mais recentemente, o Globo de Ouro de Melhor Ator em Drama.

A indicação ao Oscar não é um acaso, mas o topo de uma trajetória sólida construída ao longo de duas décadas. Desde que explodiu no Brasil como o Capitão Nascimento em “Tropa de Elite”, o ator pavimentou seu caminho no exterior com escolhas arriscadas e versáteis.

Ele ganhou o mundo como Pablo Escobar em “Narcos” (que lhe rendeu sua primeira indicação ao Globo de Ouro), atuou em grandes produções de ficção científica como “Elysium” e no recente sucesso “Guerra Civil” (2024), além de ter estreado na direção com o político e contundente “Marighella”. Agora, ele se torna o primeiro ator brasileiro da história a ser indicado nesta categoria, rompendo uma barreira que parecia intransponível.


Efeito “Ainda Estou Aqui” voltou a atrair os olhos do mundo para o cinema brasileiro

A presença de Wagner Moura no Oscar 2026 reflete um momento de continuidade e força inédita para o audiovisual do Brasil nos últimos anos. A indicação acontece exatos um ano após o sucesso estrondoso de “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. Na cerimônia de 2025, o filme trouxe para casa a estatueta de Melhor Filme Internacional e viu Fernanda Torres brilhar entre as finalistas de Melhor Atriz.

A cerimônia do Oscar 2026 está prevista para acontecer no dia 15 de março e promete fazer o público brasileiro vibrar e torcer novamente no maior clima de Copa do Mundo.



VEJA MAIS NOTÍCIAS